sexta-feira, 5 de junho de 2009

Radioterapia

Comecei minha radioterapia no dia 23/04/2009.

Serão 35 sessões: 28 sessões serão irradiadas numa proporção maior no seio que estava doente. As últimas 7 sessões serão na região em que o tumor estava situado.

Bom!!! Você chega fica na sala de espera até te chamarem. Ali é que você percebe a quantidade de pessoas que enfrentam o mesmo problema que você e ,às vezes, bem piores.

Nos primeiros dias eu chegava, sentava em qualquer lugar, pegava uma revista e ali ficava esperando me chamarem. É uma rotina, todos os dias no mesmo horário. Eu comecei às 16:10hs, mas ficou complicado porque precisava pegar a Duda na escola 17:10 e quase sempre havia atraso. É impressionante como tem atraso. Uma hora é a máquina que estraga, outra é porque tem paciente novo, encaixe e assim por diante.
Mudei meu horário para 13:40. Ótimo, seria a segunda a ser atendida. Com o passar dos dias, fui conversando com uma, outro com outra e assim conheci várias histórias. Era bom, ajudava a passar o tempo. Trocávamos experiências.

Nas primeiras aplicações não senti nenhuma diferença no seio. Já na vigésima aplicação deu para notar a queimadura. É como uma queimada de sol. Você acaba não sentindo. O efeito é acumulativo, portanto, da noite para o dia o seio fica totalmente tomado por aquela sensação de queimado. O jeito é hidratar para amenizar a dor.

Mas antes de começar a radio, houve um incidente. Devido a imunidade baixa, desenvolveu uma herpes zoster abaixo do seio. Essa herpes é diferente daquelas que surgem, normalmente, em lábios. Essa pega um nervo. No meu caso pegou o nervo abaixo do seio e seguiu até o meio das costas. Era uma dor muito terrível. Duas noites eu acordei de madrugada chorando com muita dor. DOR messsssmo. Mas,graças à Deus, passou e aqui estou contando para vocês.

Eu não fico muito à vontade em contar quando estou vivenciando o problema. Acho mais fácil contar depois de resolvido. Assim, eu venho com mais otimismo e consigo passar o lado positivo.

Hoje eu li um e-mail. Você sempre tem escolhas a fazer em sua vida, basta saber qual escolha lhe fará bem.

Voltando à radioterapia.

Ontem, fui ao médico. Ele vai dar um descanso de 5 dias para que o meu seio se recupere. Retorno à radio,na terça-feira, para fazer as últimas sessões.



"O que somos é um presente de Deus.

O que nos tornamos é o nosso presente para Ele."